Perguntas Frequentes

O que é a Chave Móvel Digital?
A CMD é um sistema alternativo e voluntário de autenticação que permite a associação de um n.º de telemóvel e/ou e-mail ao:
● n.º de identificação civil (NIC) para um cidadão português;
● n.º de passaporte para um cidadão estrangeiro residente em Portugal.
Quais os passos para a utilização da Chave Móvel com o uso do telemóvel?
1. Escolha o separador “Chave Móvel”;
2. Escolha o método pretendido (telemóvel);
3. Insira o n.º de telemóvel;
4. Insira o PIN da Chave Móvel que definiu no seu registo;
5. Clique em “Autenticar”;
6. Insira o código de segurança que foi enviado por SMS para o telemóvel;
7. Clique em “Confirmar”.
Fiz a adesão à CMD mas agora não consigo fazer a autenticação! O que devo fazer?
No caso de ter dificuldades em se autenticar com a utilização da Chave Móvel deverá contactar a linha de apoio em https://www.autenticacao.gov.pt/web/guest/contactos.
Quais as principais diferenças entre a autenticação com Cartão de Cidadão e com a Chave Móvel?
Na autenticação com Cartão de Cidadão utiliza o seu cartão de cidadão, o leitor do cartão de cidadão e o seu pin de autenticação.
Na autenticação com Chave Móvel utiliza o seu n.º de telemóvel ou email, o PIN da CMD e o código de segurança numérico e temporário.
O que preciso para me autenticar com a Chave Móvel?
● N.º de telemóvel ou e-mail conforme a opção do utilizador;
● PIN da CMD;
● Código de segurança numérico único e temporário de 6 dígitos enviado por SMS para o n.º de telemóvel ou por correio eletrónico para o e-mail, conforme a sua opção.
Posso utilizar a Chave Móvel no meu telemóvel?
Sim, a sua Chave Móvel Digital para efeitos de autenticação pode ser utilizada em qualquer dispositivo móvel (telemóvel, tablet, smartphone).
Estou com dificuldades em autenticar-me utilizando a CMD. O que fazer?
Pode autenticar-se com o seu cartão de cidadão para aceder ao serviço caso tenha o leitor. No entanto, se as dificuldades se mantém no acesso à chave móvel digital poderá contactar a linha de apoio à Chave Móvel Digital através do https://www.autenticacao.gov.pt/web/guest/contactos.
Onde posso-me registar na Chave Móvel?
No registo online em https://cmd.autenticacao.gov.pt/Ama.Authentication.Frontend/ ou no atendimento presencial (Espaços do Cidadão)
Quem pode fazer o registo na Chave Móvel?
No registo online em https://cmd.autenticacao.gov.pt/Ama.Authentication.Frontend/:
● Cidadão português com Cartão de Cidadão

No atendimento presencial (Espaços do Cidadão e Balcões de prestação do serviço):
● Cidadão português com Bilhete de Identidade
● Cidadão estrangeiro com Passaporte residente em Portugal
Quero registar mais do que um telemóvel. É possível?
Não, só pode associar um único telemóvel ao seu registo da Chave Móvel Digital.
Perdi/Esqueci o PIN de autenticação da Chave Móvel! E agora, o que devo fazer?
Caso não saiba qual o seu PIN da Chave Móvel Digital pode:
● Por via online - aceder a https://frtend.reg.cmd.autenticacao.gov.pt/Ama.Registry.Frontend/Processes/MobileManagementOnline/MobileManagementCitizenOnline.aspx, inserir o cartão de cidadão no leitor, clicar em "Alterar Dados", autorizar o acesso aos dados obrigatórios, na sua área pessoal clicar em "Alterar PIN" e inserir o novo "PIN da CMD";
● Dirigir-se ao atendimento dos Espaços do Cidadão ou Balcões que prestam este serviço para lhe atribuirem um novo PIN.
Como posso desbloquear o acesso à Chave Móvel?
Pode desbloquear a sua Chave Móvel Digital:
● No registo online em https://frtend.reg.cmd.autenticacao.gov.pt/Ama.Registry.Frontend/Processes/MobileManagementOnline/MobileManagementCitizenOnline.aspx pode aceder aos seus dados do registo na CMD com o seu cartão de cidadão, introduzir o seu PIN de autenticação e clicar em "Desbloquear".
● No atendimento presencial pode pedir para desbloquearem a sua Chave Móvel Digital (ex. Espaços do Cidadão e Balcões que prestam o serviço).
Como posso alterar o meu PIN da Chave Móvel?
Ao aceder à sua área pessoal da Chave Móvel Digital, pode selecionar "Alterar PIN" e escrever o novo PIN da CMD e confirmar o PIN.
Como posso cancelar o meu registo na Chave Móvel?
Ao aceder à sua area pessoal da Chave Móvel Digital, pode selecionar "Cancelar registo".
O que posso fazer na área pessoal da Chave Móvel?
Pode alterar o seu PIN ao inserir e confirmar o novo PIN e cancelar o seu registo na Chave Móvel.
Qual a legislação que dá suporte à Chave Móvel Digital?
A Chave Móvel Digital está definida e regulamentada através da publicação dos seguintes atos legislativos: Lei n.º 37/2014 de 26 de junho e da Portaria n.º 189/2014 de 23 de setembro que determinam a entrada em vigor deste sistema a 1 de janeiro de 2015.
Não tenho o meu telemóvel, posso usar a minha Chave Móvel para me autenticar?
Sim, para se autenticar com a sua Chave Móvel precisa de ter o seu e-mail associado e optar por escolher o método de autenticação por e-mail onde receberá automaticamente o seu código de segurança numérico.
Não consigo utilizar o meu código de segurança para me autenticar?
Precisa de reiniciar o seu processo de autenticação com a sua Chave Móvel com a introdução do seu número de telemóvel, o seu PIN da CMD e o novo código de segurança que é enviado automaticamente para o seu telemóvel ou e-mail, conforme a sua opção.
O código de segurança que recebi no meu telemóvel/e-mail é para usar em todas as autenticações?
Não, o código de segurança de 6 dígitos que recebeu é único e temporário e em cada autenticação recebe um novo código de segurança por SMS ou e-mail.
Tenho várias mensagens com um código de segurança, qual devo utilizar?
No seu processo de autenticação com a Chave Móvel a sua última mensagem recebida da CMD por telemóvel ou e-mail é que é válida.
Fiz o registo presencial na Chave Móvel, e agora como posso utilizar?
Com os dados de registo que tem no documento que lhe foi entregue no atendimento pode aceder a um sítio da Internet da Administração Pública que tenha este meio de autenticação (ex. Portal do Cidadão). Para se autenticar com este método terá de selecionar Chave Móvel e introduzir os seus dados.
Qual a vantagem de ter o meu número de telemóvel e o e-mail registados na Chave Móvel?
No caso de ter associado um número de telemóvel e um e-mail, pode escolher em cada autenticação por qual dos meios pretende receber o código de segurança numérico.
A Chave Móvel é um sistema seguro?
A Chave Móvel é um sistema multifator de autenticação segura dos utentes dos serviços públicos disponibilizados online porque é composta por uma palavra-chave escolhida pelo cidadão (PIN) e um código de segurança numérico e temporário que é usado em cada autenticação.
Ao optar por receber o código de segurança numérico por telemóvel é mais seguro do que receber por e-mail. Ao usar estes métodos tem a responsabilidade pela utilização segura da sua palavra-chave (PIN) bem como do telemóvel e e-mail associados ao seu registo
A Chave Móvel tem o mesmo nível de segurança caso opte pelo telemóvel ou o e-mail?
Não, o nível de confiança é superior se optar por receber o código de segurança por Short Message Service (SMS) em vez do e-mail.
Posso instalar o mecanismo de autenticação da Chave Móvel Digital no meu serviço web?
Este serviço apenas está disponível para as entidades da Administração Pública. Para realizarem a integração com este método de autenticação pode contactar a Agência para a Modernização Administrativa (AMA) através do contacto 21 723 12 00.
Na internet onde posso obter informação sobre a Chave Móvel Digital?